Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

JUFRA E OFS DE SÃO LUÍS-MA EM MISSÃO

No último final de semana de dois mil e quinze, exatamente no dia 27/12, os irmãos da Juventude Francisca e OFS de São Luís estiveram reunidos com aproximadamente 20 jovens na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, localizada no município de Raposa para apresentar e testemunhar um pouco do carisma franciscano frente aos diversos desafios enfrentados pela juventude.


Os irmãos da Jufra e OFS foram muito bem acolhidos pela comunidade e o encontro teve início às 09:00 da manhã com oração inicial, conduzida pelo irmão Glenylson, secretário de ação evangelizadora do Regional Maranhão, logo em seguida foi realizada uma dinâmica para conhecimento, descontração e introdução do tema. Nesta atividade, fez- se alusão a preparação das equipes de futebol antes de entrarem em campo. Os jovens foram distribuídos em grupos para que pudessem conhecer mais um ao outro, tiveram que criar um grito de guerra para o grupo, prepararem-se para entrar em uma competição e assim vivenciarem juntos, alegremente a manhã de domingo.

Iniciando o encontro com Glenylson Ribeiro, secretário de ação evangelizadora do Regional Maranhão.
Grupos.
Assim que se concluiu a dinâmica foi feita a introdução do tema mostrando aos jovens que o mundo em que estamos inseridos é como um grande campo de futebol, cheio de adversários fortes para a juventude, tais como: a violência, o consumismo, a falta de identidade juvenil e a imaturidade. Após mostrar os grandes desafios enfrentados pelos jovens demos uma pausa para o lanche e descontração. Retomamos a abordagem do tema, às 10:50 mostrando que frente a estes desafios o carisma franciscano nos aponta saídas no campo espiritual e prático, mostrando-nos que diante de tanta violência devemos primar por uma cultura de paz, onde quer, que estejamos inseridos. E frente à tanto consumismo, devemos buscar viver a simplicidade do Evangelho, num estilo de vida não rebuscado nem sofisticado. O carisma franciscano nos ensina a valorizar mais os irmãos, proteger a natureza e ajuda-nos a ter um novo olhar sobre a nossa existência e sobre a nossa fé. Após a exposição do tema foi aberto espaço para questionamentos e esclarecimentos.
Momento de dinâmica.
Os jovens não perderam a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas com o irmão que conduzia o tema, que muito profundamente respondeu a todos os questionamentos.
Ainda nesse encontro, tivemos a alegria de saber que o Pe. Reginaldo, pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo, juntamente com os jovens da comunidade desejam abertura de uma fraternidade. Foram dadas todas as orientações para começarmos este trabalho e as fraternidades presentes se comprometeram juntamente com o secretário de Ação Evangelizadora a dar todo o acompanhamento inicial para esta mais nova semente da Juventude Franciscana. 
A grande lição que se tira desse encontro é que a vocação a Juventude Franciscana é um chamado de Deus, a resposta é pessoal, mas a vivência e o caminho são sempre em fraternidade.

Galera toda reunida.
Jufra e Ofs.
Que juntos possamos sempre seguir os belos passos de Francisco e Clara de Assis, e que nosso Pai e Mãe Seráficos, possam iluminar e interceder por esses jovens da Raposa, fortalecendo a vocação de jovens franciscanos. Grande abraço de paz e bem!


Glenylson Ribeiro
Secretário Regional de Ação evangelizadora.

Rayssa Bezerra Ramos
Secretária Regional de comunicação, escrituração e arquivo.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: