Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

6ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos no Maranhão

Em sintonia com toda a Jufra do Brasil, as fraternidades do Maranhão realizaram os encontros propostos na Cartilha da 6ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos e alguns gestos concretos. No dia 05/12 a fraternidade Santa Clara do Anil, em São Luís - Ma, deu o ponta pé inicial realizando o primeiro encontro proposto pela 6° Jornada de DHJUPIC. O encontro contou com a presença do secretario fraterno regional do Maranhão Clerisvaldo Costa. Ao longo do encontro os irmãos refletiram sobre a "Laudato Si", documento enriquecedor para a nossa fé e caminhada franciscana. Foi um encontro que fez os irmãos discutirem e refletirem sobre suas simples atitudes diárias, como jogar lixo nas ruas, não separar adequadamente o lixo doméstico, não reaproveitar os alimentos, entre outras ações que também contribuem para a degradação de nossa casa comum.
Irmãos da fraternidade Santa Clara de Assis, São Luís-Ma.


Irmãos da fraternidade Santa Clara de Assis, São Luís-Ma.

No dia 10/12 a Jufra de Timon - MA, Fraternidade São José, também fez o encontro baseado na cartilha da 6ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos. Logo após a oração inicial com o cântico das criaturas, eles iniciaram o encontro onde foram levantadas as reflexões: O que podemos fazer para mudar o planeta? O que podemos fazer para mudar nossa realidade em Timon – Ma? A partir daí, pensou-se no gesto concreto, que iriam fazer juntamente com a Jufra Parque Antartica de Teresina, onde iriam protestar contra a destruição de uma praça (para ser feito um ponto de ônibus) e plantação de mudas na mesma.
Encontro da Jufra de Timon-Ma – Fraternidade São José.



Encontro da Jufra de Timon-Ma – Fraternidade São José.

Gesto concreto da Jufra São José e Parque Antartica.

No dia 19 de dezembro às 16h00m 
a fraternidade Rosa de Viterbo - cohab, em São Luís - Ma, realizou o encontro referente à 6ª Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos. Para esse momento foi preparada um ambientação com plantas, frutas, água, vela, Bíblia, Tau e a imagem de Santa Rosa de Viterbo, padroeira da fraternidade.


O encontro iniciou-se com a cântico da Oração de Francisco e  em seguida a Oração Inicial e Evangelho do dia. Para o estudo foram utilizados os materiais disponíveis no blog onde foi discutida a “Laudato Si” e as temáticas que a 6ª Jornada Franciscana engloba. Após o aprofundamento teórico, foram divididas duas equipes, onde cada uma deveria retratar em forma de peça o cuidado pelo outro e pela natureza, sendo que uma equipe encenaria sobre coisas boas e a outra sobre coisas ruins. Depois que cada equipe encenou sua peça, houve o momento de propor gestos concretos que atendessem a proposta da 6ª Jornada Franciscana. Foi deliberado que, a Fraternidade Santa Rosa de Viterbo irá montar hortas com materiais recicláveis, distribuir folhetos de conscientização e realizar coletas de lixo em locais públicos destinados ao lazer.
O encontro encerrou com as preces propostas no material consultado e espontâneas seguida da Oração Final e lanche com as frutas utilizadas na ambientação.


Irmãos da fraternidade Santa Rosa de Viterbo, São Luís-Ma.
Gesto concreto - cuidado com os pobres.
Doação de cestas básicas.

A Fraternidade Santa Clara de Tuntum-Ma, realizou a jornada nos dias 14, 16 e 23 de dezembro. No primeiro dia (14/12), foi debatido o tema "Ouvir o grito da terra e o grito dos pobres", onde os irmãos relacionaram o sofrimento dos pobres ao sofrimento da natureza, concluindo assim, que é necessário voltar as atenções àqueles que sofrem.
Irmãos da fraternidade Santa Clara de Assis, Tuntum-Ma.

No segundo dia (16/12), o tema trabalhado foi " Ecologia Integral", onde foi estudada a natureza em si, o homem e a relação entre homem - natureza, concluindo-se que o homem não só faz parte da ecologia, ele é a própria ecologia.
Irmãos da fraternidade Santa Clara de Assis, Tuntum-Ma.
No terceiro dia (23/12) e último encontro, alguns irmãos convidados da PJ participaram da reunião, o tema trouxe um ar conclusivo: "Conversão Ecológica". Os irmãos refletiram e debateram sobre o que é necessário para uma mudança na maneira como está sendo degradada a nossa casa comum, ciitando problemas e soluções. Os irmãos falaram de política, capitalismo, amor a sociedade, consciência e etc. Entre algumas ideias de projetos e ações concretas, os demais se comprometeram no pequeno projeto de arborização de alguns locais públicos da cidade. Assumiram também o compromisso de se tornarem mais ecológicos, fraternos e darem mais atenção ao sofrimento dos nossos bens mais preciosos.
Irmãos da fraternidade Santa Clara de Assis, Tuntum-Ma.

Rayssa Bezerra Ramos Secretária Regional de comunicação, escrituração e arquivo.


# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: