Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

DINÂMICAS PARA CONFRATERNIZAÇÃO FRATERNA


Dinâmicas são sempre bem vindas quando nos confraternizamos em fraternidade, pois ajuda a descontrair e nos divertir. Essas dinâmicas podem ser feitas com a fraternidade e sua família.
Separei algumas para compartilhar com vocês.
 Amigo secreto ou carta secreta?

Amigo Secreto é uma das brincadeiras mais tradicionais do fim de ano, mas que tal 

modificarmos um pouco? Ao em vez de compartilharmos presentes secretos não compartilhamos cartas secretas?
Dizendo o quanto é feliz por ter (determinado) irmão na fraternidade, o quanto o irmão é especial e que li deseja muitas felicidades.
É uma brincadeira criativa, simples e barata, que valoriza e incentiva a escrita, amizade e carinho entre os irmãos da fraternidade.
Podendo ser revelado quem mandou pra quem, no final da dinâmica.
Bombons da paz
Uma brincadeira bem conhecida e divertida. 
Dica: sempre oriente os irmãos para que façam a leitura em voz alta.
Material: uma caixa de bombom, 12 envelopes e as 12 mensagens impressas. 
Objetivo: Partilhar com irmãos.
Como executar: Pegue uma caixa de bombons e 12 envelopes, onde guardará algumas instruções (podendo ser modificada de acordo com a fraternidade e os irmãos).
Pergunte quem quer começar a brincadeira e a primeira pessoa que se manifesta ganha a caixa e o envelope de número 1.

O primeiro envelope tem a seguinte mensagem: Parabéns! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente ele simboliza a confraternização, a amizade e a paz. Mas o presente não será seu. Observe a todos e entregue o presente para a pessoa que considera mais organizada.
Segundo envelope:
 A organização é algo de muito valioso, e você, como portador desta virtude, irá entregá-lo que achar mais feliz.
Terceiro envelope: 
Você é feliz! Construa sempre sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos, mas o presente ainda não é seu, o entregue a uma pessoa que achar meiga.
Quarto envelope: A meiguice é algo raro, e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não é seu, pois você com esse jeito meigo, não vai se importar de entregá-lo à pessoa mais extrovertida.
Quinto envelope: Por teres esse jeito extrovertido, você foi escolhido para receber este presente, e agora, mostrando sua virtude, o entregue a quem você achar mais inteligente.
Sexto envelope: A inteligência foi dada por Deus. Parabéns, por teres encontrado espaço para demonstrar seu talento, agora passe o presente para quem achares mais simpático.
Sétimo envelope: Para comemorar, sorria, pois o mundo anda amargo e para melhorá-lo precisamos de pessoas como você, sorria, mas o presente ainda não é seu, passe-o para a pessoa que achar mais solidária.
Oitavo envelope: Solidariedade é uma virtude rara no mundo de egoísmo em que vivemos, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais alegre.
Nono envelope:
 Alegria, pessoas como você transmitem alto astral, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais criativa.
Décimo envelope: A criatividade é fundamental para inovar e dar brilho ao nosso mundo, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa mais trabalhadora.
Décimo primeiro envelope: Que orgulho ter essa virtude, mas o presente ainda não é seu, o entregue para quem você ache que tramite PAZ.
Décimo segundo envelope: O mundo inteiro clama por paz e você, gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza, parabéns, Com muita paz compartilhe com todos que aqui estão esses bombons e deseje-lhes muita paz, força e união.

Certificado: Jufrista do ano de 2015

Essa daqui é uma ótima dinâmica e lembrança para a confraternização fraterna.
Material
: Faça um certificado no word ou power point (de acordo com a realidade da sua fraternidade) e imprima os certificados de acordo com o numero de irmãos que tem em sua fraternidade.
Dica: sempre imprima um ou dois a mais.
Objetivo: Valorizar o serviço e personalidade do irmão.
Como executar: Faça uma votação entre os irmãos sobre quem foi o mais animado, o mais turista ou mais assíduo e etc. (isso fica a critério de cada fraternidade). Depois da votação, apresente os ganhadores e entregue os certificados aos seus respectivos donos. No final, reflita sobre o que cada irmão ganhou.
Exemplo de certificado:

Esse exemplo é de acordo com a realidade da minha fraternidade.


Sem as pedras no caminho

Leitura bíblica:
“Porque a seus anjos ele dará ordens
a seu respeito, para que o protejam em todos
os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão,
para que você não tropece em alguma pedra.”
Salmos 91:11-12

Material: Providencie um pouco de pedrinhas dessas coloridas, ou branquinhas, que se usam em vasos de plantas. As pedrinhas deverão ser suficientes para todos.
Objetivo: Refletir sobre as questões que têm atrapalhado ou dificultando a vida de todos (durante o ano).
Dica: Não se esquecer de ressaltar a importância do sigilo sobre o que se disser na reunião.
Como executar: Cada pessoa receberá uma pedrinha e, cada um por sua vez, dirá o que tem atrapalhado a sua vida. Lembrar que não se deve considerar as pessoas como “pedras”, ou seja, não é o marido ou o filho que atrapalham, mas os sentimentos a respeito das circunstâncias que cada pessoa tem atravessado. No final, todos deverão colocar a pedrinha em alguma lata de lixo que já estará na sala de reunião.
Fazer uma oração, em seguida. Se alguém preferir, poderá levar sua pedrinha e, no caminho, lançá-la o mais longe possível.



Espero que gostem e aproveitem!


Rayssa Bezerra Ramos
Secretária Regional de Comunicação, Escrituração e Arquivo.






# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

2 comentários:

Unknown disse...

Boas dicas! Dinâmicas são sempre boas para descontrair os encontros! Paz e bem!

Anônimo disse...

Amei as dinâmicas , parabéns vai nos ajudar muito na Festa de Confraternização