Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

XII CORJUFRA AVALIATIVO_ZÉ DOCA/MA


XII CORJUFRA AVALIATIVO DA JUFRA DO MARANHÃO

Irmãos e irmãs,
Paz e Bem!

Foi com muita alegria, entusiasmo e motivação que realizamos entre os dias 16 e 18 de setembro na cidade de Zé Doca/MA o XII Congresso Regional Avaliativo da Juventude Franciscana do Maranhão que teve como tema: JUFRA do Brasil, há 40 anos revivendo o sonho do Jovem de Assis e lema: Juventude e missão neste chão. O congresso teve sua abertura oficial às 18:00h com a chegada das fraternidades e, em seguida, o jantar. Logo após, o irmão e Secretário Fraterno Regional, Degenilson Rocha, deu as boas vindas a todos/as com cantos e apresentação das fraternidades presentes. Em seguida, o irmão Luilson conduziu um momento de apresentação de vídeos fazendo uma retrospectiva da história da JUFRA do Maranhão e o irmão Degenilson Rocha apresentou as normas da casa e encerrou a programação do dia com uma oração.
No sábado pela manhã, as fraternidades do I Distrito (São Luís e Mirinzal) conduziram um momento de oração seguido do café da manhã. Voltando a plenária, o irmão Degenilson Rocha apresentou a composição da mesa-redonda para discussão do tema e lema do XII CORJUFRA Avaliativo. Na composição da mesma, participaram a irmã Lourdinha (Ex-secretária Fraterna Nacional e Regional da JUFRA), o irmão Marcelo Brandão (Secretário Fraterno Regional, triênio 1995-1998), o Frei Joá (Assistente Espiritual Regional para OFS/JUFRA) e o irmão Alex Bastos (atual Secretário Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil). Após este momento de partilha, reflexão e testemunho de caminhada, os irmãos foram divididos em grupos para trocarem experiências e depois apresentar os resultados destas reflexões. Após este momento, o irmão Degenilson Rocha convidou a todos/as para o almoço.
Depois do almoço, os irmãos e irmãs foram divididos em grupos de onde partiram para a grande missão no chão da cidade de Zé Doca levando a palavra de Deus, a alegria franciscana e muito entusiasmo. Durante a missão, todos foram bem recebidos pelas famílias onde puderam compartilhar um pouco da vida e experiências cristãs com as mesmas. Já o Secretariado Regional permaneceu no local para uma breve reunião e visita do irmão Alex Bastos, Secretário Fraterno Nacional que falou um pouco do trabalho realizado pelo Secretariado Nacional e conversou sobre a realidade do Regional NE A1 com os membros dos Distritos e Serviços.



Secretariado Fraterno Regional com o irmão Alex Bastos
Retornando a Centro Diocesano João XXIII (local do CORJUFRA), os irmãos e irmãs se prepararam para a celebração eucarística que aconteceu na Catedral de Santo Antonio com a presidência do Padre André e dos frades Joá e Jailson, OFM. Após a missa foi hora de comemorar a grande festa pelos 40 anos da JUFRA do Brasil com a apresentação de vídeos contando a história de algumas fraternidades, peças teatrais, um delicioso bolo, cachorro quente, refrigerantes e muita música, encerrando assim, o nosso dia cheio de muitas novidades.


No domingo após a oração da manha, os irmãos e irmãs partilharam um pouco da experiência adquirida durante a missão, mostrando as conquistas e os desafios desta jornada. Em seguida os/as Subsecretários/as Regionais para os Distritos I, II, III e VI apresentaram seus relatórios fechando com o relatório do Secretario Fraterno Regional e da Animadora Fraterna Regional, a irmã Cristiana Dutra, OFS. Após um rápido lanche foi falado sobre as finanças da JUFRA sendo apresentado um breve relatório pelo irmão Sandolini Braga, Subsecretário Regional de Finanças. Em seguida, os irmãos e irmãs se dirigiram a capela para a celebração de encerramento do XII CORJUFRA Avaliativo presidida pelo Frei Joá e concelebrada com Frei Jailson. Antes da benção final foram feitas singelas homenagens ao nosso Secretário Regional, o irmão Degenilson Rocha pelo seu aniversario (18 de setembro) onde o mesmo agradeceu a todas as fraternidades pela presença e se despediu desejando a todos/as um retorno abençoado e o desejo de nos reencontrarmos novamente.


Queremos agradecer a todas as pessoas que estiveram presentes em nosso CORJUFRA, aos irmãos e irmãs que de alguma forma nos ajudaram na realização deste grande encontro. Agradecer a Diocese de Zé Doca e, em geral, a todas as famílias que nos acolheram em suas casas durante a missão, as pessoas responsáveis pelo Centro Diocesano João XXIII que nos hospedaram durante estes três dias de muitas bênçãos e graças, às fraternidades do II Distrito em especial a fraternidade Santa Clara de Zé Doca que acolheu e trabalhou muito para a realização deste encontro, agradecer também a OFS de Zé Doca e todos os nossos patrocinadores diretos e indiretos.
Na certeza de que estamos no caminho certo e que juntos com Francisco e Clara de Assis estaremos sempre em sintonia como irmãos e irmãs partilhando deste grande carisma e espiritualidade vivendo em fraternidade, fica o desejo de nos reencontrarmos em nosso XIII CORJUFRA Avaliativo a ser realizado em julho de 2012 no IV Distrito.
Mas até lá, ainda temos muito a fazer, pois até agora pouco ou quase nada fizemos.

Um grande abraço e nos encontramos nos caminhos desta grande missão francisclariana.

Fraternalmente,
Secretariado Fraterno Regional

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

2 comentários:

fagno-45 disse...

e nessa caminhada francisclariana quero convidar todo esses irmaos e irmas e mas que nao forao pro congresso para no dia 27 de março de 2012 vir a bacabal comerorar os 5 nos da fraternidade santa clara de assis contando que sera em 25,26e27 de março de 2012
Ass fagno silva da costa
(secretario fraterno)

Marai do Rosário disse...

Opa! Os Jufristas de Grajaú estiveram presente nesse momento de alegria e graça que foi este encontro. E fagno... vamos fazer o possivel pra estar presente com voces neste momento tão importante pra Jufra ai de Bacabal. Abraços à todos. Paz e bem! - Rosário -