Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

Nossa Grande Fraternidade Regional Reunida - CORJUFRA 2017

O final de semana da Juventude Franciscana do Maranhão foi marcado de muita alegria, partilha e vivência fraterna, pois foi nesse clima que durante os dias 21, 22 e 23 de julho realizamos o XVI CONGRESSO REGIONAL ORDINÁRIO AVALIATIVO e VI EXTRAORDINÁRIO DA JUFRA DO MARANHÃO, na cidade onde bate o coração do Maranhão, Tuntum. Iluminados pelo tema Analisando os sinais dos tempos: reformando e caminhando. E pelo lema, não extingam os espíritos, examinem tudo e fiquem com o que é bom, nossos irmãos puderam ver que a caminhada perpassa por mudanças, e que estas devem acontecer conforme os tempos vividos sem deixar de lembrar a importância de tantos irmãos/ãs que contribuíram e ainda contribuem com a caminhada que trilhamos até os dias atuais.

Nosso Congresso iniciou na sexta feira, às 17horas com o credenciamento dos irmãos que vinham chegando de Norte a Sul do Maranhão com seus pertences nas bagagens e cheios de energia. Contamos com a presença de doze fraternidades oficiais, quatro fraternidades iniciantes, a presença bem expressiva de nossos irmãos da Ordem Franciscana Secular e um total de 140 irmãos/ãs.  A abertura e acolhida oficial de todos os fraternos foi feita devidamente pelo nosso Secretário Fraterno Regional, Glenylson Ribeiro, com muita alegria e animação Franciscana. Após cada fraternidade, irmãos e irmãs devidamente apresentados, nosso Secretário Regional fez a leitura e aprovação de nossa Agenda do Congresso e do Regimento Interno que nos auxiliou a conduzir todo o processo que vivenciamos. Leituras devidamente feitas e aprovadas pela Assembleia, nos preparamos para vivenciar a mística de abertura, muito bem conduzida pela fraternidade local, juntamente com nosso secretário de Ação Evangelizadora (Rafael Caneiro) e nosso Secretário de DHJUPIC (Luís Eduardo).



No sábado, nosso despertar foi bem cedo e fomos todos conduzidos para o campo onde ouvindo o som dos pássaros e sentindo a brisa da manhã, nosso secretário de Ação Evangelizadora (Rafael Carneiro), conduziu a oração da manhã.  Depois de saborearmos um delicioso café da manhã, seguimos para a plenária, onde tivemos um maravilhoso momento de animação fraterna, e, diga-se de passagem, foi animação mesmo, viu! Animação conduzida pelo irmão Clerisvaldo e irmãos do Distrito III. Logo em seguida o nosso Assistente Espiritual Regional, Frei Alessandro Rodrigues, OFM – Conv e nosso Secretário Fraterno Regional (Glenylson Ribeiro) nos ajudaram a refletir a temática de nosso Congresso de forma bem simples, sucinta e esclarecedora.  Logo após as reflexões feitas, acerca de nossa temática, seguimos para um delicioso lanche e nos preparamos para acolher a nossa Animadora Fraterna Nacional, a irmã Maria Aparecida Brito, que veio delegada pelo nosso Secretário Fraterno Nacional (Washigton Lima) para conduzir o processo de votação de reforma de nosso Estatuto Regional. Aqui salientamos que este processo tão sonhado e desejado pelos nossos Jufristas foi um passo marcante e muito significante para o nosso Regional, realizado durante a manhã de sábado.



À tarde, o sábado de nosso Congresso foi marcado pelo trabalho nas oficinas de Ação Evangelizadora, IMMF, DHJUPIC e Animação Fraterna com o objetivo de formar os nossos irmãos e irmãs para desenvolver os serviços em suas fraternidades locais. Cada oficina foi conduzida pelo respectivo Secretário Fraterno Regional de cada secretaria juntamente com os assessores e pelo nosso Animador Fraterno.
Vale ressaltar que nos espaços das Oficinas de Ação Evangelizadora, conduzida pelo irmão Rafael Carneiro e DHJUPIC, conduzida pelo Irmão Luís Eduardo, foi realizado o repasse das Escolas de Formação de A.E e DHJUPIC da Jufra do Brasil, repasse este, muito bem acolhido pelos irmãos do Maranhão. Na Oficina de IMMF, conduzida pelos irmãos João Paulo e Maria Joaquina foi trabalhado o sentido de amar e doar-se para implantação e acompanhamento da IMMF em nossas fraternidades locais. Na Oficina de Animação Fraterna, conduzida pelo nosso animador, Thiago Silveira, foi feito muitos esclarecimentos sobre este serviço, apresentado e entregue a cartilha de animação fraterna aos irmãos da OFS e motivando ainda mais a presença da OFS junto à Jufra. Após todos os debates e reflexões dentro das oficinas, tivemos à hora da culminância dos trabalhos, onde os irmãos, com muita criatividade expuseram um pouco do que foi aprendido e construído dentro de cada Oficina.





Depois de uma manhã e tarde intensa de trabalhos, seguimos para a janta e fomos nos preparar para um maravilhoso convívio fraterno que foi embalado pelos ritmos dos Anos 60. Em um clima cheio de alegria e fraternismo, os “brotinhos” de nosso regional se vestiram com vestidos de bolinhas e os “tremendões” vestidos de jaquetas de couro animaram o nosso Convívio. A pista de dança de nosso baile contou com a animação e apresentação das Fraternidades Santa Rosa de Viterbo, de São Luís, Santa Clara, de Tuntum  e Santa Rosa de Viterbo, de Barra do Corda. Com participação de todos os Jufristas e irmãos da OFS, foi um baile respeitado “morou”?!?!


Depois de encerrarmos o dia com tanta alegria, não podia ser diferente o nosso domingo. Logo cedo aconteceu o nosso despertar e já batia aquela sensação de saudade. Após o café matinal nosso Secretário Fraterno Regional abriu espaço na plenária para apresentação de relatório financeiro do Regional, que foi apresentado aos congressistas pelo nosso Secretário Fraterno Regional de Finanças, João Malaquias. Em seguida demos uma pausa e nos preparamos para a Santa Missa, muito bem celebrada pelo Frei Leonardo – OFM Cap., pároco da Igreja São Raimundo Nonato e concelebrada pelos nossos Assistentes Espirituais Regionais Frei Alessandro Rodrigues – OFM-Conv e Frei Gilberto – OFM. Após a celebração foi tirada a foto oficial com todos os Congressistas e retornamos a plenária onde foi lida, pelo secretário do nosso Congresso, Luís Gustavo, a ata de votação das reformas de nosso Estatuto, sendo aprovada por todos os Congressistas. Logo em seguida, nosso secretário Fraterno Regional apresentou o relatório de atividades realizadas pelo Regional ao longo do 1º ano de serviço deste secretariado. Em seguida os irmãos da Cidade de Bom Jardim, que acolherá o próximo CORJUFRA, em 2018, apresentaram um vídeo motivacional mostrando o que já nos aguarda no próximo ano.
            Nosso secretário concluiu com agradecimentos a todos os Jufristas que venceram todas as barreiras para chegar ao nosso CORJUFRA, aos irmãos da OFS que abrilhantaram nosso ₢ongresso, aos nossos assistentes Espirituais que tanto tem contribuído e se esforçado para acompanhar nossa Fraternidade Regional, as tias da Cozinha que foram incansáveis no preparo das deliciosas refeições que tivemos, à fraternidade local da OFS e a anfitriã, Santa Clara de Assis, que nos acolheu e não mediu esforços para bem servir a todos os irmãos e irmãs. Com a mesma reflexão inicial “Senhor que queres que eu faça”, concluímos o nosso Congresso na certeza de que o Senhor iluminará sempre os nossos passos para que saibamos sempre escolher a melhor parte, sem extinguir o Espírito que inflama o nosso carisma e fazer prevalecer em nossas vidas e em nossas fraternidades o que é bom!

Com as bênçãos do Senhor dada pelo nosso Assistente Espiritual, Frei Gilberto OFM, fomos arrumar as nossas malas, pegar nossos transportes e retornamos para nossas cidades levando para casa um tanto de saudades, mais também muita alegria e entusiasmo para caminhar em nossas fraternidades.
A Deus, louvor, honra e glória para sempre.

Rumo ao CORJUFRA 2018! Bom Jardim nos espera.

Fraternalmente, Paz e bem!

Glenylson Ribeiro
Secretário Fraterno (Presidente) Regional Jufra do Maranhão

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: