Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

FBJ no II Distrito

Nos dias 10 a 12 de Fevereiro de 2012, na cidade de Zé Doca aconteceu a Formação Básica da Jufra, onde se fizeram presentes as Fraternidades: Santa Clara (Zé Doca), Irmã Clara (Bom Jardim) e Santa Rosa de Viterbo (Lago da Pedra).
Iniciou-se na sexta feira com o jantar fraterno e logo após Degenilson Rocha Ribeiro (Secretário Fraterno Regional) desejou boas vindas seguindo com a apresentação dos irmãos e das irmãs, distribuição de tarefas, normas da casa e a explanação de “O que é FBJ?”. Encerrando com a Oração da noite para abençoar a todos.
No sábado, a oração da manhã foi conduzida pela Fraternidade Irmã Clara, seguida do café. Em seguida, Degenilson deu início ao tema “Encontre-se com você”. Um retiro pessoal para descobrir como anda a espiritualidade de cada um, com perguntas e respostas.

Momento de oração/reflexão
Márcio Carlos Barros Moreira (Subsecretário Regional de Ação Evangelizadora) iniciou o tema “Ideal Franciscano de vida”, sendo citados os pilares: Amar até o fim; Amar Primeiro; Fazer bem feito tudo o que for feito; Fazer poucas coisas; Constrói devagar o teu segredo. Com diversas dinâmicas para elencar cada um, momento de partilha dos irmãos e irmãs. Dando um pequeno intervalo para continuar os trabalhos com a seguinte pergunta: O que nos impede de viver este ideal? E As Crises na Fraternidade?
Assessor - Márcio Carlos
Após o Almoço, a irmã Francisca Susette Marinho Lisboa (Subsecretária Regional de Formação) assessorou o tema “Dinâmicas de Reunião para as Fraternidades e as Subsecretarias da JUFRA”. Os Irmãos mostraram os seus talentos na hora da Dramatização.
Dinâmica
Em seguida, Degenilson explanou as Diretrizes de Formação da JUFRA do Brasil. Sendo explicadas todas as etapas de Formação: Iniciantes, Formação Básica da JUFRA (FBJ), Etapa de Formação Franciscana (EFF), Formação de Jufristas Professos (FJP), com seus objetivos e duração até admissão na Ordem Franciscana Secular (OFS).
A nossa irmã Susette trabalhou o Diretório das Mútuas relações entre OFS e JUFRA, o destaque para o Acordo de Nápoles e como essa relação é fundamental para o crescimento da nossa Família Franciscana.
À noite o nosso tão esperado Cine JUFRA com bastante pipoca e a exibição do filme “O livro de ELI”. Por motivo técnico não assistimos o filme todo, mas isso não impediu de termos o nosso convívio fraterno... É a perfeita alegria!
No Domingo pela manhã na Paróquia Santo Antônio, em Missa presidida pelo Padre Agnaldo, os Jufristas assumiram o seu compromisso perante a Assembléia, cada um recebendo o TAU, símbolo do carisma.
Irmãos assumindo o compromisso
Parabéns aos irmãos:
Ana Mayse Moura dos Santos (Lago da Pedra)
Francisca da Costa Pereira (Lago da Pedra)
Diego Mendes dos Santos (Bom Jardim)
Thuelisdan dos santos da Silva (Bom Jardim)
Elisvaldo Matias Sousa (Zé doca)
Ana Caroliny de Sousa da Silva (Zé Doca)
Gerlane da Conceição Mendes (Zé Doca)

Rosiane Aguiar Araujo (Zé Doca)
Foto Oficial
Que o Nosso Senhor Jesus abençoe a nossa Vida hoje e sempre e que possamos viver a observância do Evangelho na Fraternidade. Que com Amor possamos chegar ao encontro de todos os irmãos.

Fraternalmente,
Sandalene Braga
Subsecretária Regional de Comunicação

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: