Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

FORMAÇÃO BÁSICA DA JUFRA_FBJ_SÃO LUÍS


Irmãos que realizaram e participaram da FBJ
Entre os dias 14 e 15 de Janeiro de 2012, na cidade de São Luís (Creche Divino Mestre - Anil), aconteceu a Formação Básica da JUFRA com irmãos e irmãs das Fraternidades Amigos para Sempre (Liberdade), Santa Inês (Coroadinho).

O encontro inicial da FBJ teve seu início no sábado com abertura ao meio dia com almoço fraterno. Às 14 h, deu-se continuidade ao encontro com as boas-vindas, normas da casa e agenda, conduzido pelo irmão Degenilson Rocha Ribeiro (Secretário Fraterno Regional), fechando com proclamação do Santo Evangelho do dia.
 
FBJ em São Luís
O nosso irmão Carlos Magno Barros Patrício (Subsecretário Regional para o I Distrito), explicou o que é a FBJ trabalhando a dinâmica... "o reflexo do ser humano". Em seguida, o irmão Degenilson deu início ao retiro pessoal com o tema... Encontre-se com você. Momento de muita reflexão e partilha entre os irmãos e as irmãs presentes.

Na parte da noite, a irmã Rosiane da Silva (Subsecretária Regional para o II Distrito) apresentou o tema: Ideal Franciscano de Vida, sendo citados os cincos pilares para viver de maneira autêntica o nosso carisma. Dando andamento ao encontro inicial da FBJ, a irmã Francisca Susette Marinho Lisboa (Subsecretária Regional de Formação), discutiu com os irmãos e irmãs a questão... O que nos impede de viver esta ideal? onde os mesmos, através de dinâmicas, apresentaram os principais pontos que ocasionam as chamadas "crises" na fraternidade.

Momento de Oração/Reflexão
À noite o convívio fraterno na forma do Cine-JUFRA com muita pipoca e refrigerante e em cartaz o filme... Irmão Sol, Irmã Lua.

No domingo (15) pela manhã, o irmão Degenilson Rocha, desenvolveu o tema: Diretrizes de Formação da JUFRA do Brasil, sendo explicada, passo a passo, os caminhos da formação: Iniciantes, Formação Básica da JUFRA (FBJ) e a Etapa de Formação Franciscana (EFF) que é o percurso até a chegada na Ordem Franciscana Secular (OFS).

Às 9 h fizemos uma caminhada até a Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Anil, para a celebração do compromisso dos Jufristas, presidida pelo Frei Antônio Gildo, OFMCap. Após a eucaristia, o irmão Degenilson apresentou à assembléia presente os irmãos e irmãs para o ritual do compromisso do jufrista:

Ana Caroline Pereira Freitas (FAPS), Deneth Soares Anchieta (FAPS), Etienne Pereira Silva (FAPS), Fabiana Pereira Freitas (FAPS), Flávia Cristina Ferreira Belfort (FAPS), Glecenildo Rabelo Coelho (FAPS), Gilberto Bezerra Nascimento (FSI) e Mileide Soares Anchieta (FAPS).
Celebração do Compromisso
O Frei Antonio Gildo abençoou os taus e os entregou aos irmãos e irmãs e, em seguida, o irmão Degenilson Rocha deu as boas-vindas a todos/as.

Após o encerramento da celebração, deu-se continuidade ao encontro inicial de FBJ com o tema: Diretório das Mútuas Relações entre a OFS e a JUFRA, assessorado pelo irmão José Ribamar Barros Patrício (OFS), que testemunhou suas experiências de vida enquanto jufrista e agora franciscano secular professo, sendo apresentado o documento e sua importância para ambas as partes (JUFRA e OFS).

A FBJ teve sua parte formativa encerrada com o tema: Dinâmicas de Reunião para as Fraternidades e Subsecretarias da JUFRA.

No fim da tarde, a irmã Rosiane da Silva (Subsecretária Regional para o II Distrito) conduziu a avaliação da Fraternidade Amigos para Sempre (FAPS), sendo questionados alguns pontos como: A fraternidade como caminha? As atividades desenvolvidas? Os projetos? A participação na comunidade? O Secretariado Fraterno Local? A postura dos irmãos/ãs?

No planejamento, foram apresentadas como prioridades para 2012 as seguintes atividades voltadas para... Infância, Micro e Mini Franciscanos, a comunidade Santo Expedito, trabalhos sociais e encontros de lazer.

Às 19 h deu-se inicio a eleição do novo Secretariado Fraterno Local, iniciando com o momento de despojamento do Secretariado Fraterno Local cessante. Após todo o processo eletivo, ficou assim composto o novo Secretariado Fraterno Local da Fraternidade Amigos para Sempre:

Novo Secretariado Fraterno Local da Fraternidade Amigos para Sempre
Secretária Fraterna: Etienne Pereira Silva
Subsecretária de Formação: Ana Caroline Pereira Freitas
Subsecretária de Infância, Micro e Mini Franciscanos: Fabiana Pereira Freitas
Subsecretária de DHJUPIC: Mileide Soares Anchieta
Subsecretário de Ação Evangelizadora: Marcio Carlos Barros Moreira
Subsecretário de Comunicação, Escrituração e Arquivo: Dayglison de Souza Bacelar
Subsecretário de Finanças: Fabio Henrique Borges Pereira Pinheiro

Nós do Secretariado Fraterno Regional parabenizamos todos os irmãos e irmãs que disseram seu SIM na eleição da Fraternidade Amigos para Sempre como os que assumiram seu compromisso de Jufristas, que Deus possa ser luz nos trabalhos desse novo Secretariado e da caminhada de todos/as.
 
Um fraternal abraço... Paz & Bem!

SECRETARIADO FRATERNO REGIONAL

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: