Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

JUFRA 40 ANOS... Construindo o Reino nos caminhos da história...

Foi com grande alegria que os jufristas do Maranhão estiveram presentes na Celebração dos 40 Anos da JUFRA do BRASIL com uma delegação de 17 pessoas. O Encrontro mais esperado do ano aconteceu nas cidades de Guaratinguetá - SP e Aparecida - SP nos dias 28, 29 e 30 de outubro com o tema Jufra 40 anos, construindo o reino nos caminhos da história”.
Delegação do Maranhão
Iniciou-se na sexta a noite com uma linda Celebração Eucarística presidida pelo Assistente Espiritual Nacional da JUFRA, Frei Miguel da Cruz (OFM). Em seguida, um momento de convívio fraterno com o CINE JUFRA - apresentação dos vídeos de cada Regional presente.  No dia seguinte, após a oração da manhã e momentos de animação, iniciou-se a mesa redonda com a presença da 1ª Secretária Fraterna na década de 70, Ivone Barzcez, além de alguns outros Ex-secretários Fraternos Nacionais como a Maria de Lourdes de Carvalho (Lourdinha - do MA), Edson Armando da Silva, Hoberdan Mota, Jackson Barbosa e o atual secretário Fraterno Nacional, Alex Bastos, que contaram um pouco da suas trajetórias à frente da JUFRA do BRASIL.
Mesa redonda (ex-secretários)

Após a mesa redonda, realizou-se a Gincana Franciscana conduzida pelo irmão Erismar Cunha de Mossoró - RN que reuniu os elementos da natureza para uma reflexão e animação. A tarde, iniciaram-se as oficinas: Metodologias de Reunião/Encontros para Fraternidades Locais; Ação Missionária; Cantos Franciscanos; Juventude e Justiça Ambiental; O lúdico na formação Infância, Micro e Mini Franciscanos; Artes Franciscanas e Dimensão Contemplativa e Mística do Jovem Franciscano Secular. Depois das oficinas aconteceu uma nova mesa redonda, mas desta vez com a presença de representantes do Conselho Internacional da JUFRA: Jackson Barbosa, Conselheiro para a América do Sul; Lovró Súcic, Conselheiro para a Europa; Carlos Tellez Conselheiro para a América Central, Ana Fruk, Coordenadora Internacional da JUFRA, além do ministro Nacional da OFS Antônio Benedito de Jesus da Silva Bitencourt.
Mesa redonda (Internacional)
A noite foi comemorado os 40 Anos, momento de confraternização onde foi apresentado um vídeo que conta a história da JUFRA do Brasil e com apresentações culturais dos regionais. O irmãos do Maranhão levaram a cultura do Bumba-meu-boi.
Confraternização - 40 Anos
No domingo pela manhã os jufristas foram divididos em grupos para discutir os seguintes temas: "Jufra e os Jovens"; "Jufra e a Família Franciscana"; Jufra e a Sociedade" e "Jufra e a Igreja. Isto aconteceu para que, juntos e como forma de confirmação do compromisso como jovens franciscanos, fosse elaborada a "Carta de Guaratinguetá: a Jufra que queremos ser". Em seguida, todos se encaminharam para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida para a grande Celebração dos 40 anos da JUFRA do Brasil, presidida por Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Secretário Geral da CNBB. O encerramento do encontro se deu após o almoço com a leitura da Carta de Guaratinguetá no Bosque dos Romeiros em Aparecida - SP, feita pelo Alex Bastos, Secretário Fraterno Nacional e pelo Frei Wellington Buarque, Assistente Espiritual do Regional PE/AL. E, após este momento de renovação, de alegria e de fraternidade, Frei Miguel da Cruz fez a bênção do envio.
Foto OFICIAL (no Convento)

Foto OFICIAL (em Aparecida)

Que venha o JUBILEU de OURO da JUFRA do BRASIL...

Fraternalmente,
Sandalene Braga
Subsecretária Regional de Comunicação

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: