Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

23° Encontro das Áreas Nordeste A e B da Jufra do Brasil

Nos dias 25 a 28 de fevereiro de 2017, aconteceu o 23° Encontro das Áreas Nordeste A e B da JUFRA do Brasil em São Luís do Maranhão, tendo como tema: ‘Faz escuro. Mas, eu alegre canto’ e o lema: ‘E o mundo vai ver uma flor brotar do impossível chão’. No sábado, primeiro dia do encontro, a equipe de credenciamento, recebeu todos os irmãos que vieram das diversas localidades do nordeste brasileiro.
Credenciamento.

Houve a oração de abertura realizada pelo regional anfitrião e logo em seguida houve a exposição dos murais dos regionais, mostrando seus avanços, dificuldades e perspectivas, bem como podemos ver seus momentos registrados em fotos.
Oração de Abertura.

Exposição dos murais dos regionais

À noite tivemos o convívio fraterno, realizado pela área nordeste A, destacamos aqui as danças e culturas do Maranhão, que foi a atração principal desse momento. A festa teve o tema: Encantos Maranhenses, pois, quem não se encanta com o reggae, cacuriá, boi e bicho terra? Danças altamente representadas na cultura do Maranhão.

No fim das apresentações, aconteceu um momento super especial para o regional do Maranhão, no sábado (25),  o nosso irmão Jeremias Andrade, Secretário Regional para o VI Distrito, estava aniversariando, então de maneira fraterna, fizemos uma surpresa para ele, com direito a carta da mãe, lida por sua tia Silvoneide e Slides com várias fotos dele.
Foi um momento muito emocionante!

No domingo (26), começamos celebrando a Eucaristia, ápice de nossa fé, presidida pelo Ministro Provincial da Província Nossa Senhora da Assunção – MA/PI da Ordem dos Frades Menores (OFM), frei Bernardo de Souza Brandão Neto.

Ainda na manhã houve a apresentação das prioridades do triênio da JUFRA do Brasil, realizada pelos Secretários das Áreas A e B, Jéssica Lima e Douglas Soares respectivamente e discutidas nas áreas de como trabalhar nas fraternidades locais e regionais. Após o almoço, houve a Roda Vida com o serviço da Infância, Micro e Mini Franciscanos – IMMF (uma das prioridades da JUFRA do Brasil), tendo a irmã Rebecca Nascimento (Ex Secretária Nacional de IMMF – Triênio 2013-2016) como facilitadora desse momento. Ela nos apresentou como se encontra esse serviço em nossa fraternidade nacional e através da dinâmica da ‘caixa preta’ respondeu os questionamentos dos irmãos presentes. Logo em seguida houve o tema e o lema do encontro, tendo como facilitadores os irmãos Washington Lima (Secretário Fraterno Nacional) e Frei Alleanderson Brito da Silva, OFM (Assistente Espiritual do Regional CE/PI).


Debates importantes marcaram o encontro diante das diversas realidades, na busca por uma formação mais madura e consciente dos nossos jovens. Saímos com a certeza de que temos muito chão pela frente, e que do impossível chão é possível brotar a esperança, a construção do Reino de Deus.

A noite, tivemos o convívio fraterno, dessa vez a área nordeste B ficou a frente desse momento, levando muito frevo, olodum, quadrilha e muita animação para Ilha do Amor!



Na segunda-feira (27), após a oração e o café da manhã, tivemos um passeio turístico, conhecendo um pouco do centro histórico da capital maranhense, momento esse de cultura e de mais entrosamento dos irmãos.


Vale pontuar o repasse da irmã Hannah Jook, formadora regional NE A2, sobre a experiencia missionaria na Amazonia a qual participou como representante da Jufra do Brasil. Após o almoço ocorreu à reunião por áreas, onde destacamos alguns pontos que devem ser trabalhados pela JUFRA do nordeste. Logo em seguida houve a pausa para o lanche e fomos a beira-mar, contemplar um pouco dessa criação de Deus. Após houve a celebração do lucernário, onde podemos meditar sobre o simbolismo da luz, que é Cristo.


 Em seguida houve a pausa para o jantar e o convívio fraterno com a temática: Luau, onde a noite foi a voz e violão.
 Convívio fraterno.
Na terça, último dia do encontro, começamos celebrando a Eucaristia, presidida pelo frei Paulo, OFMConv, logo após houve o café da manhã e nos dirigimos para a plenária para fazermos os agradecimentos devidos a todos que indiretamente e diretamente contribuíram para o bom êxito do encontro, finalizamos agradecendo a Deus, Ele que nos deu essa grandiosa graça.
 Frei Paulo e Frei Alessandro, OFMConv.

Após houve a avaliação do encontro, onde cada irmão colocou seus pontos positivos e negativos e foi feita a escolha do regional anfitrião para a 24° edição do encontro das áreas em 2020, que por unanimidade ficou o regional Bahia Sul – B4. Finalizando o encontro, os frades das diversas obediências nos deram a benção do envio e houve o almoço de encerramento.



Agradecemos a Deus por tudo, nos vemos em 2020, no sul da Bahia!

Jéssica Lima
Secretária Nacional para Área Nordeste A da JUFRA do Brasil
Douglas Soares
Secretário Nacional para Área Nordeste B da JUFRA do Brasil

Com alterações por Rayssa Bezerra
Secretária Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo.


# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: