Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

FESTA DE SANTA CLARA DE ASSIS

Neste dia 11 de agosto, a Família Franciscana celebra Santa Clara de Assis, uma das Santas mais amadas, que viveu no século XIII, contemporânea de São Francisco. O seu testemunho mostra-nos o quanto toda a Igreja é devedora a mulheres corajosas e cheias de fé como ela, capazes de dar um decisivo impulso para a renovação da Igreja.
A história nos diz que o Papa Gregório IX escreveu as primeiras orientações para as mulheres da comunidade de Santa Clara. Mas depois Clara tomou as coisas em suas próprias mãos. 
Na verdade, os historiadores católicos consideram Santa Clara a primeira mulher a escrever uma regra, ou um conjunto de diretrizes, para a sua comunidade religiosa. Numa época em que a maioria das comunidades religiosas viviam de acordo com regras escritas por homens, a decisão de Clara de compor uma regra para sua própria comunidade foi um gesto ousado.
São João Paulo II, falando  às Clarissas, citou a importância da vida contemplativa das irmãs de Santa Clara. “Não sabeis vós, escondidas, desconhecidas, quanto sois importantes para a vida da Igreja: quantos problemas, quantas coisas dependem de vós. É necessário a redescoberta daquele carisma, daquela vocação. Faz-se mister a redescoberta da legenda divina de Francisco e Clara”.
O amor de Santa Clara a Jesus Cristo crucificado e seu carinho com as pessoas faz com que comunique seus sentimentos. Ela transmite confiança e acalma as irmãs com suas palavras de coragem. Quando os soldados inimigos entram na cidade de Assis para invadir o mosteiro, diz: “irmãs e filhas minhas, não fiquem com medo, porque o Senhor nos defenderá. E eu quero ser sua garantia. Se os inimigos chegarem até o mosteiro, coloquem-me diante deles”.
A conversa de Santa Clara é alegre e serena, pois se comunica com experiência espiritual que brota de seu coração. “Ore e vigie sempre, complete apaixonadamente a obra que você começou” (Ct Er).

Neste dia especial, queremos celebrar a memória de Santa Clara de Assis e também mostrar o quão admiravelmente se completa o binômio Francisco-Clara. “Seu profundo desejo de seguir Cristo e sua amizade fraterna e grande admiração por São Francisco de Assis a inspirou a deixar a vida aristocrática e rica da sua casa paterna para consagrar-se inteiramente a Cristo, pobre e humilde. Temos aqui um exemplo de como a amizade é um dos sentimentos humanos mais nobres e elevados, que a graça divina purifica e transfigura”.

O Senhor te abençoe e te proteja. Faça resplandecer sobre a ti a sua face e te dê a sua misericórdia.
Volte para ti o seu olhar e te dê a paz.
Derrame sobre ti as suas bênçãos e no céu te coloque entre os seus Santos e Santas.
O Senhor esteja sempre contigo e que tu estejas sempre com Ele.

VIVA SANTA CLARA DE ASSIS!!!


Por Sandalene Braga
Secretária Regional de Comunicação.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: