Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

Porque estamos juntos?



Estamos juntos porque precisamos uns dos outros. Porque o outro é um dom de Deus, um presente que nos ajuda a construir nossa vida. Tente construir uma casa sozinho! As nossas melhores experiências acontecem quando estamos junto das pessoas que amamos.
Deus concedeu a cada um de nós capacidades incríveis, porém insuficientes para sobrevivermos no mundo sem as outras pessoas. Existem aqueles que falam bem, outros que dominam algumas técnicas, e ainda aqueles que têm talentos inatos, todos aperfeiçoados e alguns adquiridos de acordo com o local e forma como vive. Enfim, cada um recebeu de Deus gratuitamente, de acordo com Sua vontade, desde o nascimento ou depois dele as formas e o entendimento necessário para viver e conviver.
Ao conviver nós compartilhamos aquilo que sabemos e fazemos. “Muitos não sabem fazer o que eu faço e os que sabem não fazem como eu faço”. Nós nos precisamos, isso é muito racional. A diferença é que nós que temos a compreensão de como devemos nos relacionar gratuitamente, dando o melhor de nós, “consolando mais do que sendo consolados, compreendendo mais do que sendo compreendidos e amando mais do que sendo amados” agimos de formas diferentes ao nos relacionarmos com o mundo.
Ainda convivemos com algo bem maior, a natureza. Ela é essencial para nossa sobrevivência, porque estamos dentro dela. É nela que aprendemos, trabalhamos e que encontramos a Deus. Compreendendo que todos nós estamos dentro dessa natureza podemos chamar de irmão a toda criatura e a tudo que foi criado pelo Altíssimo Senhor que é pleno de generosidade e amor por seus filhos.
Estamos dentro de uma enorme fraternidade, abriremos os nossos olhos todas as manhãs e imaginaremos que existem no mundo bilhões de pessoas (e animais), todas amadas por Deus, todas criadas por Deus. Vamos sentir o sol de forma diferente e o vento também. A lua receberá a devida atenção que tem direito por tamanha beleza e nós deixaremos mais de olhar no espelho e alimentar nossa vaidade. O canto dos pássaros será a maior orquestra para nós que apurará nossos ouvidos com melodias tão suaves e envolventes de louvor a Deus que nenhuma festa que canta para o mundo nos fará sair de casa. Conviveremos no mundo como irmãos que se dão de graça, sem julgar, sem manipular e fazendo de cada passo um louvor à Glória de Deus.
Pois bem, se grande é a alegria de sermos irmãos fraternos em um nível universal imagine em um nível local, onde os irmãos estão perto para abraçar, beijar, conversar cara a cara. É na fraternidade local que temos a oportunidade de sorrir depois de uma semana dura de trabalho e levar para casa a paz que Cristo distribui àqueles que se entregam a Ele. É lá na nossa fraternidade que dialogamos, nos formamos, tiramos dúvidas e alimentamos nossa fé. Juntos, em um lugar que nem precisa ser tão grande e bonito, nos reunimos para viver uma ação de graças, entoando o nossos cânticos de louvor, dando a Deus o que é de Deus.
A fraternidade é a nossa família que é construída por pessoas que vem e que vão. Elas deixam saudades quando vão, mas as deixamos ir porque compreendemos que elas têm que seguir seu caminho, sem que isso se torne desculpa para amá-las superficialmente. E as que ficam se tornam cada vez mais fortes, ainda mais quando compreendem que estão onde Deus quer que elas estejam. Como uma flor no meio do mato. Na fraternidade, no calor dos irmãos, somos mais fortes para vencer as crises e as dificuldades. Porém, o nosso grande erro é achar que estamos amando para sempre receber amor, carinho e atenção em troca e esquecemos que os irmãos são imperfeitos como nós e que um dia vão nos deixar sozinhos. Isso não significa que deixaram de nos amar, até Jesus foi traído por aqueles que ele amava, e mais, uma pequena frustração não pode tirar nossa paz e nem nos distanciar das pessoas.
Viver em fraternidade é aceitar o outro como ele é: tímido, sorridente, polêmico, desastrado, esquecido, apressado... Aceitar as qualidades é muito fácil, mas é convivendo com o humor flutuante do irmão ou com seu jeito “cabeça dura” que vamos construindo uma fraternidade cada vez mais forte e cheia de discernimento. Porque conviver é dar atenção e o que mais precisamos nos dias de hoje é de atenção.
Vivamos em fraternidade, amando Cristo no irmão, sem hipocrisia (Rm 12) e juntos nos aperfeiçoando no conhecimento de Deus e no cumprimento de sua vontade, vivendo o Evangelho de Nosso Senhor. Nós estamos juntos porque Deus nos uniu. Vivemos em fraternidade porque é assim que o Espirito Santo conduz os nossos passos. E tenhamos a certeza de que em qualquer lugar que estivermos lúcidos e repletos de discernimento, estaremos em fraternidade.
Paz e Bem a todos.
Clerisvaldo Costa
Secretário Fraterno Regional    

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: