Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

FORMAÇÃO BÁSICA DA JUFRA - FBJ - CODÓ E TRIZIDELA DO VALE

Compromisso dos jovens. O sim para a JUFRA.

No dia 26 de abril deste ano teve início, em Codó, o Encontro de Formação Básica da JUFRA (FBJ) das Fraternidades São Francisco de Assis, Codó, e Mateus Orzine, Trizidela do Vale. A abertura aconteceu na casa da Animadora Fraterna local Simone Oliveira do Nascimento (OFS/JUFRA), em Codó, com a Oração da noite que consta no Devocianário Franciscano e logo após a irmã Simone fez a escolha das lideranças para ajudar no andamento do encontro. Simone fez a leitura da programação e informou que este é o encontro inicial de Formação tanto na parte informativa quanto na formativa, com seus objetivos para a vivência dos jovens no evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ressaltou, ainda, o relacionamento com os irmãos, a prática apostólica na comunidade e na sociedade. Foi feita uma Oração para finalizar o dia. 
No dia seguinte, todos se dirigiram para o Lar Franciscano, localizado em frente à Igreja São Francisco. Iniciaram as atividades com uma Oração e, em seguida, a irmã Simone deu início ao tema Espiritualidade Francisclariana. Foram formados grupos para que fossem respondidas duas questões a respeito de como vivenciar o carisma Francisclariano. Após a partilha dos grupos, fez-se uma pausa para o lanche. Logo após, o irmão José Rocha Tavares, Conselheiro do V Distrito da OFS do Maranhão e ministro da Fraternidade Santa Rita e Santa Clara, deu início ao tema Ideal Franciscano de vida, apresentando os pontos importantes para um bom franciscano. Encerrou este momento com a música “Irmão Francisco se fez ideal de vida”. A palavra foi passada para Degenilson Rocha Ribeiro, Secretário Fraterno Regional, que fez uma explanação da atual realidade que as fraternidades do Ma estão. Encerrou sua fala encorajando a todos para o desafio que temos que encarar todos os dias. Logo após fez-se uma oração e pausa para o almoço. Às quatorze e trinta horas houve o pequeno momento de a animação e todos se dirigiram para Igreja para o momento de Encontro com você, conduzido pelo Degenilson e pela Simone que destacaram a importância de se conhecer e se contemplar.
Retornando para o Lar Franciscano e a irmã Simone se dispôs a falar sobre os Diretórios de Mútuas relações OFS e JUFRA e a importância dos mesmos para ambas as partes. Logo após, iniciou-se um outro momento com a leitura do Evangelho de João 10, 1-17 “O Bom Pastor”. Foram esclarecidos os serviços e suas funções existentes na JUFRA em todos os seus níveis, bem como os documentos Básicos, Diretrizes de Formação da JUFRA do Brasil e as etapas necessárias no processo de formação dos jufristas. Encerramos as atividades do dia com uma Oração e, em seguida, foi servido o jantar. 
No domingo, dia 28, encaminharam-se para a Igreja para participar da missa de Compromisso dos Jufristas, presidida pelo Padre Francinelton, onde os jufristas disseram o seu sim para toda assembléia presente na Paróquia São Francisco de Assis. O FBJ foi encerrado com as palavras do irmão Degenilson, que agradeceu a presença daqueles que assumiram o compromisso com a JUFRA do Maranhão.

Que o nosso Pai Seráfico São Francisco de Assis conduza esses nossos irmãos, que disseram o seu "SIM", para a vivência da PERFEITA ALEGRIA, que é viver em Cristo!!!

PAZ E BEM!!!

Att.
Sandalene Braga
Subsecretária de Comunicação, Escrituração e Arquivo

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: