Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

REALIZADO XIII CORJUFRA AVALIATIVO NE A1 MA

Irmãos e irmãs da JUFRA do Maranhão,
Paz e Bem!

Foi realizado entre os dias 20 e 22 de Julho de 2012 na cidade de Codó - MA, o XIII Congresso Regional Avaliativo do Regional NE A1 - Maranhão. O congresso teve sua abertura oficial logo após o jantar onde o irmão Degenilson Rocha (Secretário Fraterno Regional) deu as boas-vindas aos irmãos e irmãs presentes. Em seguida, os irmãos e irmãs foram convidados a rezar, refletir sobre a caminhada francisclariana e reafirmar seu SIM diante de Cristo Jesus com um momento de oração onde os irmãos de posse de velas formaram uma grande cruz cantando a Oração de São Francisco e meditando a oração do Pai Nosso. Momento de muita emoção por que proporcionou aos congressistas uma profunda reflexão. Em seguida, os irmãos foram apresentados por Distritos com cantos e dinâmicas. No fim da noite, os irmãos foram encaminhados aos seus locais de repouso de despedindo com a saudação de paz e bem!

FOTO OFICIAL
Momento de Oração - Reflexão
No sábado, iniciou-se o dia com a celebração da santa missa presidida pelo Frei Jailson Sandes, OFM que na homilia refletiu sobre o desejo de assumirmos o nosso SIM perante Deus, perante Maria, São Francisco, Santa Clara, a Igreja e a JUFRA. Após a missa, todos se dirigiram para a partilha do café da manhã onde as oito horas e trinta minutos, deu-se início à reflexão do tema: JUFRA, mostra o teu SIM igual a Clara de Assis e do lema: Santa Clara ensina-nos a contemplar o Cristo pobre conduzida pela irmã Vicência Franco (Ex-Secretária Fraterna Regional) que iniciou com cantos, dinâmicas e trouxe à tona várias situações que os jufristas enfrentam e que acabam vos afastando da fraternidade. Em seguida, foi realizado um trabalho em grupo com os jufristas de forma a refletirem sobre o SIM de Clara mediante breves apresentações. Encerrado este momento, os irmãos se dirigiram para o almoço.

Celebração Eucarística presidida pelo Frei Jailson Sandes, OFM


Apresentação do tema e do lema do CORJUFRA - Vicência Franco

Grupos de trabalho
Na parte da tarde, o irmão Sandolini Braga (Subsecretário Regional de Finanças) conduziu o momento avaliativo dividindo o mesmo em três partes: VER, JULGAR e AGIR. No momento ver, trouxe por meio de dados estatísticos a situação atual da JUFRA do Maranhão, traçando o perfil de nossos jufristas. No momento JULGAR, trouxe a reflexão em cima da Carta de Guaratinguetá: 'A JUFRA que queremos ser', e as atividades desenvolvidas pelo atual Secretariado Fraterno Regional, onde os irmãos e irmãs puderam avaliar e fazer suas críticas, elogios, etc.

Início do Momento Avaliativo
Após este momento avaliativo, os irmãos se dirigiram para o jantar e em seguida deu-se início ao convivio fraterno com a apresentação de um grupo de Bumba-meu-Boi local por parte da Fraternidade Local São Francisco e uma GINCANA, conduzida pelos irmãos Marcio Carlos (Subsecretário Regional de Ação Evangelizadora), Carlos Magno (Subsecretário Regional para o I Distrito) e Valéria do Vale com tarefas, brincadeiras e muita diversão.

Convívio Fraterno - GINCANA
GINCANA, corrida de 'cobras'.
Muita diversão e alegria
No domingo, o dia iniciou com a celebração da Santa Missa, presidida novamente pelo Frei Jailson Sandes, OFM que na homilia refletiu sobre o amor que devemos ter pelo carisma francisclariano e a importância dele em nossa caminhada, em nossa vida. Após a missa, os irmãos se dirigiram para o café e para o último momento avaliativo, o AGIR onde reunidos por Distrito apontariam sugestões dentro da ótica dos eixos da Carta de Guaratinguetá... como JOVENS FRANCISCANOS, como IGREJA, como FAMÍLIA FRANCISCANA e como SOCIEDADE.

Finalizando o CORJFURA, foi realizado o 1º Show 'Franciscano' de Prêmios com o sorteio de uma torradeira, um celular, um microsystem e um notebook. Neste sorteio os contemplados foram:

Sorteio do 1º Show de Prêmios
Maria Rosivane da cidade de Lago da Pedra - MA, canhoto de n.º 1084, ganhou a TORRADEIRA;
Silvéria França da cidade de São Luís - MA, canhoto de n.º 0236, ganhou o CELULAR;
Francisco Netto da cidade de Lago da Pedra - MA, canhoto de n.º 1122, ganhou o MICROSYSTEM, e
Patrocino Freitas da cidade de São Luís - MA, canhoto de n.º 0201, ganhou o NOTEBOOK.

Após o sorteio, o irmão Degenilson Rocha frizou a todos dos próximos compromissos, atividades e informes do Regional da JUFRA e pediu mais comprometimento, empenho, oração, fé e perseverança a todos para que nossa JUFRA possa está sempre mostrando seu SIM assim como o fez Santa Clara de Assis.
Momento de Encerramento do XIII CORJUFRA Avaliativo
Nossos sinceros agradecimentos a todos que forma direta ou indireta contribuíram para o sucesso deste CORJUFRA, de forma especial a Fraternidade São Francisco de Codó que acolheu a todos sem medir esforços, aos irmãos Ranulfo Gomes, Valter Pontes e Maria de Lourdes que nos doaram os prêmios da rifa, as Fraternidades Locais de OFS de Codó, aos colaboradores, benfeitores, Frei Jailson e a todas as fraternidades locais presentes.

Que possamos continuar neste sentimento de fraternidade e juntos fazermos da JUFRA o nosso ideal de vida. A luz reascendeu em nós, cabe a nós cultivá-la em nossas fraternidades para que jamais se apague e como Santa Clara, nunca perder de vista o nosso ponto de partida.

Um grande e fraternal abraço.

Secretariado Fraterno Regional da JUFRA do Maranhão

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario