Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

Dia de Santo Antônio

No dia 13 de Junho comemora-se o dia de Santo Antônio. Fernando de Bulhões, seu nome verdadeiro, nasceu em Lisboa, em um grande e suntuoso palácio.Sua família era rica e desde pequeno mostrou vocação religiosa entrando para a Ordem dos Agostinianos com apenas 15 anos, no Convento de São Vicente.Aos 23 anos foi ordenado padre, tornou-se missionário e passou a pertencer a Ordem de São Francisco de Assis.A partir daí, tomou o nome de Antônio.
 Fez um ministério na África, voltou para a Itália onde encontrou com Francisco de Assis; ambos trabalharam juntos por um tempo.
 Morreu em Pádua (Itália) no dia 13 de junho, aos 36 anos e foi canonizado um anos depois de morrer. Por isso também é conhecido como Santo Antônio de Pádua.
 As duas nomenclaturas são utilizadas. Não há um consenso.O santo ganhou fama de casamenteiro.O motivo para isso é que dizem que ele ajudava mulheres em algumas comunidades a conseguirem um dote e um enxoval para poderem casar. Mulheres, em geral, marginalizadas e humildes. Normalmente, é representado como um homem carregando o menino Jesus em seus braços!Muitos costumes existem em torno desse santo!Simpatias para casar, para arranjar namorado, rituais religiosos da Igreja Católica.As crenças são muitas…A Igreja Católica tem a tradição de distribuí-los no dia 13 e diz que esse alimento guardado dentro da lata de mantimento, garante que não faltará comida para o resto do ano.A forma como os costumes são reproduzidos e resignificados socialmente é sempre muito interessante.
Veja a força que uma figura dessas tem em algumas cidades?
 Ou o quanto as pessoas depositam sua esperança em uma imagem?
Ou pensar que o fato de “ser casamenteiro” é aquilo que lhe torna tão popular na atualidade. Para refletir…

Oração a Santo Antônio - Padroeiro dos namorados - (13 de junho)
Meu glorioso Santo Antônio, que abrandastes as feras bravias dos campos, os ventos furiosos e os mares tempestuosos, apresentai, ao meu bom Jesus, este pedido meu.
Meu glorioso Santo Antônio, pelos 13 dias que andastes em busca do vosso Santo Breviário, pela agonia que tivestes quando o perdestes, pela alegria que sentistes quando o achastes, intercedei pelo pedido meu.
Meu glorioso Santo Antônio, pelo anúncio que o anjo vos deu na hora da morte do vosso Pai, pela alegria que tivestes quando o livrastes, intercedei pelo pedido meu


                                                                  Paz&Bem! 

Raíssa Pereira Nina Rocha
Sub.secretária de Comunicação Social 

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: