Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

CELEBRAÇÃO LATINO AMERICANA E CARIBENHA DOS 800 ANOS DO CARISMA FRANCISCANO

Dos dias 17-19 de outubro celebramos com todos os povos latinos americanos os 800 anos do Carisma Franciscano. O sonho de Francisco e Clara de Assis foram revividos no rosto de cada irmão, através da alegria do encontro, onde todos falavam a língua do amor, da partilha, da solidariedade e da fraternidade. Irmãos e hermanos de todos os cantos, com diferentes formas de viver, de vestir, de agir, mas unidos por um único ideal. O vigor de nosso carisma foi reencantado nas palavras e nos sentimentos expostos por cada palestrante ao falar em defesa da vida, dos pobres e marginalizados, na fidelidade e no compromisso em difundir para a humanidade o modo Franciscano de viver e sonhar.
Nas oficinas trouxemos para centro muitas questões importantes, como a luta em desefa dos nossos irmãos indígenas que vieram ao nosso encontro, as questões etno-sociais que há tanto tempo excluem nossos irmãos da sociedade. O clamor da juventude por uma vida mais justa e com mais oportunidades. A luta pela justiça, paz e integridade da criação com o apoio ao Dom Luis Cappio em defesa do rio São Francisco: “Revitalizar sim, transpor não”. Mostramos um novo modelo de educação, uma educação que valorize a vida, que resgate as brincadeiras de nossa infância e que ajude a construir um mundo mais fraterno.
E assim como Francisco fez há 800 anos não poderíamos deixar de expandir as nossas lutas, estando na capital de nosso país entregamos ao vice-presidente da república a “Carta aos Governantes” no qual mostrávamos nossos anseios por um mundo mais igualitário e justo. Um momento de muita emoção, quando caminhávamos nas ruas de Brasília uma alegria inundava nossos corações e a fraternidade era vivida e compartilhada com todas as pessoas daquela cidade. Não existia cansaço ou desânimo, mas sim um jeito novo de ser igreja.

Nós da Juventude Franciscana do Maranhão estevimos presente nesse momento e nos alegramos ao encontrar outros irmãos jufristas de vários lugares do Brasil. Como é gratificante perceber que a alegria, à vontade e o desejo de sempre construir algo melhor está expressa no rosto de nós jovens. Pois com certeza este encontro respirou o entusiasmo da Juventude Franciscana.

Queremos agradecer a todos os irmãos que ajudaram a construir esse momento, as famílias de Brasília que tão gentilmente abriram suas casas para todos nós, a diretoria da FFB pela disposição em realizar esse momento, aos irmãos que contribuíram para nossa presença em Brasília e a todos os irmãos que ficaram em oração nas fraternidades locais.

Agora é hora de construir os próximos 800 anos, pois esse ideal luminoso é fruto de São Francisco, mas depende de cada um de nós para continuar existindo.


Fraternalmente,
Sandolini Assunção Braga - Secretário Fraterno Regional da JUFRA NE A1
Mayara Ingrid Sousa Lima (Subsecretária Regional de Formação)

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

2 comentários:

Frei Weisller Santos disse...

Parabéns a Jufra do Maranhão pelo belo comentário sobre os acontecimentos marcantes junto a Celebração dos 800 anos. Frei Joel Postma, chegou muito feliz e realizado em Minas por tudo ter sido tão cheio de vigor e fraternidade.Felicitações a vocês pela presença e pelo desejo de vivenciar e experenciar o modo significativo de Francisco de Assis.
Que ele nos inspire a contruir um mundo fraterno e evangélico.
paz e bem!
Aspirante Weisller

JUVENTUDE FRANCISCANA DO MARANHÃO disse...

Meus irmãos imaginem um encontro com tudo de bom... Ainda foi melhor por se tratar da Família Franciscana e por termos a oportunidade de celebrarmos os 800 anos do nascimento do Carisma Franciscano, revivendo o sonho de Francisco e Clara de Assis no chão da América Latina e Caribe.

Vejam as fotos e sintam a alegria dos participantes neste encontro...

Paz e Bem a todos e até os próximos 800 anos com a graça de Deus.