Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

Capítulo das Esteiras: O Senhor mesmo me revelou o que deveria fazer...



Nos últimos dias 06,07,08,09 de Setembro de 2007 em Bacabal vivemos um grande momento de alegria e fraternismo. Mais de 1.200 franciscanos invadiram a cidade mais precisamente as famílias transmitindo o testemunho vivo do carisma Francisclariano. Foram momentos inesquecíveis e que fizeram sentido na caminhada de cada irmão presente distribuidos pelas diversas alas da Família Franciscana.

Neste grande momento de reflexão fomos convidados a ouvir a voz de Deus no que ele tem designado para cada um de nós que foi orientado pelo nosso querido Frei Vitório Mazzuco. Isso tudo foi vivido commais intensidade nas diversas oficinas assessoradas por pessoas de boa vontade e preocupadas em passar a sua mensagem ou melhor a mensagem do próprio Deus.

Cada tema nos fez passar pelos diferentes seguimentos que engloba a vivência do Carisma, o resgate dos Valores, a Formação do Educador: grandes responsáveis pela construção da sociedade, a manifestação em Arte que muitas vezes fala mais alto que muitas palavras, o Silêncio e a Oração que são tidos como base da experiência de vida Franciscana, o cuidado com o próprio corpo, alimentação e qualidade de vida, o Amor a Criação em todos os sentidos, valorizando a vida sempre, a alegria de Cantar e Evangelizar através das letras Francisclarianas, a Interpretação do Filme da Vida de uma forma em que se possa entender o sentido dos contextos vividos e o aprofundamento das Fontes Franciscanas de forma que se possa escutar nas entrelinhas a mensagem de nosso pai Francisco.

Além de grande aprofundamento do Carisma, este também foi um momento de encontro e reencontro de irmãos que compartilham de um mesmo ideal. Para a Juventude Franciscana o Capítulo das Esteiras ficou marcado, eram mais ou menos 300 Jufristas das mais diversas Fraternidades e cidades dos estados do MA-PI e CE, compartilhando de experiências vividas em suas fraternidades locais, mais tendo como ponto alto a vivência em uma única fraternidade na noite do dia 07, em que foram todas apresentadas mostrando a nova cara da JUFRA a partir do Capítulo, além da apresentação e renovação do compromisso da nova Equipe Regional do Maranhão diante de todos os jufristas presentes.
No dia 09 de Setembro não foi o fim do Capítulo das Esteiras mais sim o começo de uma nova etapa, a Juventude Franciscana saiu consciente do seu papel dentro da Família Franciscana e principalmente dentro da sociedade.
A partir das experiências vividas dentro do Capítulo com certeza ninguém voltou para suas fraternidades do jeito que saiu, mais com força, alegria e determinação para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo a maneira de Francisco e Clara e assim poder testemunhar a vivência de um Carisma que começou a 800 anos atrás.

A todos cumprimentos de PAZ E BEM! E sinceros agradecimentos a todos que contribuiram com este marco em nossas vidas!

"E vamos em frente irmãos,
pois até agora pouco
nada fizemos."
( São Francisco de Assis)

Vilciele Silva Damasceno
Sub- secretária de Comunicação Regional
Bacabal-MA



# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

3 comentários:

JUFRA de BACABAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JUFRA de BACABAL disse...

A Família Franciscana está em festa pelos 800 anos do Carisma Franciscano. E o Capítulo das Esteiras comemorado de 06 à 09 de Setembro em Bacabal-MA, foi um marco na história de todos os franciscanos pertecentes a essa familia. Momentos marcantes e de total reflexão dessa vivência franciscana. Pudemos perceber que o Carisma que São Francisco no deixou, continua vivo em nossos corações, e que a cada dia notamos esse fervor em nosso peito!
Parabéns a todos os Franciscanos de diversos seguimentos dessa Família, por que fizeram o Capítulo valer a pena! Em especial a JUVENTUDE FRANCISCANA do MARANHÃO, por que mostrou a cara e levantou a sua bandeira neste encontro!!!

Vamos em frente... O nosso Carisma continua!!!

PAZ E BEM!!!

Wanyclea de Souza
(Secretária Fraterna da JUFRA de Bacabal)

Unknown disse...

Gostaria de parabenizar a toda a Família Franciscana por ter proporcionado junto com todos os irmãos este grande e maravilhoso encontro que foi o nosso Capítulo das Esteiras. Momento este marcante na vida e na caminhada de todos que vivem há 800 anos esse fantástico carisma deixado pelo nosso Pai Seráfico São Francisco de Assis e que até hoje mexe e contagia muita gente.

À JUFRA do MARANHÃO que fez valer sua força e determinação e colaborou para que este grande encontro pudesse ser o que foi... simplestemente INESQUECÍVEL!!!

Vamos continuar nossa festa, não é todo ano que se comemora 800 anos...
É muito bom ser FRANCISCANO!!!

PAZ & BEM!!!

Sandolini Braga
Secretário Fraterno Regional