Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

1ª Reunião do Secretariado Fraterno Regional - Triênio (2016-2019)

Nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2016, no Convento do Carmo, Centro, São Luís - MA, aconteceu à primeira Reunião Ordinária do Secretariado Fraterno Regional da Juventude Franciscana do Maranhão. Na sexta-feira (21), todos os irmãos que participariam da reunião, chegaram por volta das 20h30m. Estavam presentes os irmãos/ãs Glenylson Ferreira Ribeiro (Secretário Fraterno - Presidente Regional), Maiara Bulhão de Souza (Secretária Regional para o I Distrito), Daniel do Vale (Secretário Regional para o III Distrito), Jeremias Andrade Oliveira (Secretário Regional para o VI Distrito), Daiane Késsia Nascimento Teixeira (Secretária Regional de Formação), Therlianes Santos da Silva (Assessora Regional de Formação), Luís Eduardo Oliveira Pereira (Secretário Regional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação – DHJUPIC), Rafael Carneiro de Sousa (Secretário Regional de Ação Evangelizadora-AE), João Paulo Pinheiro de Jesus (Secretário Regional de Infância, Micro e Mini Franciscanos - IMMF), Rayssa Bezerra (Secretária Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo), João Malaquias Ribeiro Neto (Secretário Regional de Finanças), Thiago Silveira, OFS (Animador Fraterno Regional). Os irmãos Luanderson Oliveira (Secretário Regional para o II Distrito) e Clerisvaldo Costa (Secretário Regional para o IV e V Distrito) justificaram através de carta enviada ao secretário regional o motivo da impossibilidade de participar desta reunião. Fizeram-se também presentes no sábado, dia 22 e 23, a irmã Leonilde, secretária Regional de Formação da OFS do Maranhão, e o Frei Ronaldo - OFM, que é responsável por acompanhar as fraternidades do I distrito.
Frei Ronaldo.


Momento de café da manhã Fraterno.


Com intuito de analisar a realidade atual do regional do Maranhão, a reunião foi divida em Pautas: Exposição das Realidades dos Distritos pelos respectivos Distritais da Jufra do Maranhão: reflexão, debate e deliberações, prioridades para cada secretaria do Regional Nordeste A- 1/MA para o Triênio 2016-2019, reformulação do Estatuto da Jufra do Maranhão e encontro das Áreas Nordeste A e B da JUFRA, que o Maranhão estará sediando.

 
Momento da apresentação sobre a formação.

Em Reunião.

No sábado (22) pela manhã, participamos da missa e visitamos o Museu da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo.  Apresentado pela historiadora Iracy, tivemos a oportunidade de conhecer um belo acervo que conta com um número considerável de peças datadas do ano 1894 até os dias atuais, contando um pouco da  história da igreja do Carmo e da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. O museu objetiva mostrar que seu valor não está na preciosidade de suas peças, mas na documentação dessa história. Uma de suas finalidades mais desafiadora é promover a conservação e a proteção do nosso patrimônio cultural artístico-religioso e torná-lo acessível ao público divulgando assim o carisma franciscano-capuchinho. – fonte: blog museu capuchinho. Logo em seguida, após a visita, demos seguimento à reunião ouvindo cada secretário regional e suas propostas de trabalho, tendo cada uma das propostas, ação e reflexão pontuada pelo nosso secretário Regional.

 
Museu.

No domingo, despertamos às 6h30m, partimos para o café da manhã em seguida participamos da missa e logo após prosseguimos com a reunião, tendo toda a manhã de domingo para debater sobre o Encontro das Áreas Nordeste A e B que acontecerá em fevereiro de 2017, aqui em São Luís-MA. Às  13h00m nosso secretário Regional, concluiu com a oração final, agradecendo a cada irmão e irmã que se fez presente e convidou a todos para saudar os irmãos e irmãos com um abraço forte e caloroso, mostrando que mesmo diante das dificuldades que possam surgir, teremos uns aos outros para nos apoiar e seguir firmes e confiantes na caminhada, com a certeza de que sobre nós sempre esteve e sempre estará a mão do Senhor!
Missa na Igreja do Carmo.
Satisfeitos com a construção de ideias e decisões tomadas na primeira reunião, agradecemos aos irmãos/ãs da Jufra de São Luís e a Ordem Franciscana Secular do Maranhão que nos ajudaram doando alimentos para uso em nossa alimentação, aos frades da Província Nossa Senhora do Carmo -MA que nos acolheram, aos frades franciscanos conventuais e todos os benfeitores da Jufra do Maranhão.
Foto Oficial.

A cada irmão e irmã, nosso muito obrigado!

Que Deus nos abençoe, conduza sempre os nossos passos, São Francisco, Santa Clara e Santa Rosa de Viterbo, roguem por nós. Paz e Bem!




Por Rayssa Bezerra Ramos
Secretária Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo.


Com revisão e alterações por Glenylson Ribeiro
Secretário Fraterno Regional


# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: