Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

Setembro tem cor, e é amarelo!

O Movimento Setembro Amarelo é mundial e ocorre no Brasil desde 2014. Ele dura o mês inteiro e foi escolhido para acontecer no nono mês, pois o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam a cada ano. Por este motivo o suicídio precisa começar a ser encarado como um problema de saúde pública, pois a prática acaba com vidas, destrói famílias e gera vários outros problemas. E infelizmente tem crescido cada vez mais no mundo inteiro.
Então, pensando em uma forma de prevenir esse problema, que a campanha nasceu.


A Juventude Franciscana também apoia esta causa!

A vida é o maior dom dado por Deus e, se o próprio Cristo morreu para nos salvar, devemos valorizar essa tão preciosa dádiva. E como franciscanos e defensores do amor e da paz, devemos também lutar pelo incentivo de viver. É claro que isso não nos dá o direito de julgar ninguém, pois há uma série de motivos que levam alguém a cometer o ato. Problemas familiares, bullying, preconceito racial, de gênero e outros tipos de preconceito, além da baixa auto estima e da exclusão social. Assim,  o Setembro Amarelo é uma oportunidade não só para defender a vida, mas para lutar contra todo tipo de degradação, exclusão e preconceito.

O slogan da campanha deste ano é: "Falar é a melhor solução". 

Dentre as várias ações possíveis para o combate ao suicídio, a mais prática, é o simples ato de conversar, como afirma o tema proposto. O ideal é conversar com a pessoa, para que ela sinta que não está sozinha. E principalmente ouvir, e procurar entender as dores do próximo. Assim, você estará ajudando da maneira mais singela, porém, eficaz!
Leve o assunto para a fraternidade, para escola, faculdade ou trabalho. Discuta e propague!

Recado do nosso Secretário Regional de DHJUPIC



Somos responsáveis por essa luta, faça também a sua parte!
Compartilhe nas redes sociais, poste foto usando amarelo. Use as hashtags:

#SetembroAmarelo #FalarÉaMelhorSolução #JufraMA


Luis Eduardo Oliveira 
Secretário Regional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação. 

 Rayssa Bezerra 
Secretária Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo.


# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: