Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

Cristão vota consciente!


É inegável que os níveis de corrupção no Brasil sejam alarmantes e ainda surpreendentes. Nosso país é muitas vezes citado entre os mais corruptos, expondo ao mundo, os famosos casos de desvio e roubo de dinheiro público.
Diariamente vemos nos jornais, informações sobre o maior caso de corrupção da história do Brasil, campanhas e manifestações realizadas a partir do desejo de mudança de muitos, visando melhoria na situação política e social. Promessas e mais promessas de mudança e de compromissos, mas como explicar tanta corrupção em meio a tudo isso? Como entender porque "as coisas não mudam"? Simples, compreendendo o seu papel como cidadão.
A corrupção está em todos os níveis políticos da sociedade. E em todos eles, o cidadão também está inserido.
É você quem escolhe quem vai representá-lo em todas as escolhas que levarão o Brasil a progredir, mas o progresso vai depender totalmente de quem você escolher! A escolha consciente vem a partir da procura, do questionamento e do conhecimento que se tem do candidato. Governar não é só “construir estradas”.


Mostrar obras que o candidato faz mais que o outro é um método muito comum de “marketing” e devemos tomar cuidado com ele. Obras são muito importantes, porém um hospital lindo não vai curar doenças se não tiver remédios e bons médicos, enfermeiros, psiquiatras, psicólogos e etc. Uma creche enorme não vai cuidar bem do seu filho se não tiver uma boa assistência à criança, de professores, recreadores enfim, uma equipe bem remunerada e devidamente formada para prestação de um bom serviço. Uma ponte bela e com várias pistas não fará seu filho aprender a ler e escrever. No máximo o fará chegar antes na escola.
Existe também a famosa compra e venda de votos. A negociação sempre acontece de maneira discreta entre o candidato e o eleitor. Geralmente, "os vendedores de votos" são pessoas de regiões mais pobres e analfabetas, porém acontece entre pessoas que têm um poder aquisitivo, melhor condição de vida e acesso à educação. A prática deste ato é crime previsto por lei! Ao vender o voto, vende-se também a sua cidadania, mas cidadania não se vende se exerce. A honestidade não deve vir apenas dos políticos ou candidatos.


‘’ Segundo o artigo 299 do Código Eleitoral, é considerado crime eleitoral "dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita". A pena prevista para este tipo de atos é de reclusão até 4 (quatro anos) e pagamento de 5 a 15 dias - multa. A lei afirma que o ato de oferecer algo em troca do voto de alguém é crime, mesmo que a pessoa não aceite a oferta. Também é punida por lei a tentativa de oferecer alguma coisa (bens, vantagens ou dinheiro) para incentivar o eleitor a não exercer o seu direito de voto (abstenção). A Lei nº 12.034 de 2009 afirma que não é preciso haver um pedido explícito pelo voto para ser considerada conduta ilícita, basta ser comprovado o dolo do ato. ’’
fonte : Guia do Candidato, site eleições 2016
Não se deixe enganar!

Um aspecto interessante a analisar é aquela velha frase: “político é tudo corrupto”, mas será que apenas eles são corruptos ou será que os políticos são um reflexo de nossa sociedade do “jeitinho brasileiro”?
Nós, eleitores, também devemos ser honestos no sentido de não aceitar a venda de nosso voto, refletir sobre nossos valores e procurar um candidato que represente nossos anseios. Se um eleitor tem como valores a desonestidade para “se dar bem” em que tipo de candidato ele vai votar? O problema é que um candidato desonesto quando eleito faz mal para muitas pessoas, incluindo os que votaram e os que não votaram nele.
É necessário sempre lembrar que cristão é honesto e vota com consciência! Pensando assim, procure sempre fazer a escolha correta, visando não só o seu bem, mas o bem de todos. É preciso também abrir a mente para aceitar que cristão também tem o direito de falar de política, tendo o dever de propagar o bem!
Por isso, nesse dia 2 DE OUTUBRO, faça uma BOA escolha, pensando no presente e no futuro de sua cidade.

A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem com o mal e sim vencê-lo. 
- Papa Francisco




Por Luis Eduardo Oliveira
Secretário Regional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação.

Com revisão e alterações por Rayssa Bezerra 

Secretária Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: