Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

CAPÍTULO NACIONAL DAS ESTEIRAS


CELEBRAÇÃO DOS 800 ANOS DO PERDÃO DE ASSIS 50 ANOS DA CONFERÊNCIA DA FAMÍLIA FRANCISCANA DO BRASIL APARECIDA - SÃO PAULO - 03 a 06 de agosto de 2017

Solenidade de Santa Clara de Assis
“Quero mandar-vos todos para o paraíso”
TEMA: "Levar ao mundo a misericórdia de Deus."
LEMA: "É preciso voltar a Assis!"

Irmãos e Irmãs,
O Senhor lhe dê a paz!

Há 800 anos passados, em tempos de grandes conflitos, de divisões no ceio da humanidade, Francisco de Assis apresenta-se ao Papa Honório como emissário de Jesus, pedindo-lhe a graça da Indulgência da Porciúncula, que mais tarde tornou-se carinhosamente conhecida como Perdão de Assis.
Francisco sentia-se circuncidado por Deus, pelo Deus da Misericórdia, que o humanizou e o divinizou; pacificado tornou-se um artífice da paz. Esta história começou no encontro com o leproso e sedimentou-se num outro encontro, com o Crucificado de São Damião. Desde então, nunca mais Francisco foi o mesmo. Destes encontros era preciso construir uma Cultura de Encontros! Assim, foi ao encontro do Papa, foi ao encontro do povo e do lobo de Gúbio, foi ao encontro do Sultão, foi... Um homem “em saída”, uma Igreja “em saída”, uma Ordem “em saída”, uma humanidade “em saída” na busca de unir os corações pela Misericórdia!
Num tempo em que a Misericórdia era comercializada, com locais determinados para ser concedida, em tempos pré-estabelecidos, o Pobrezinho, quis que a Porciúncula, tornasse, pelos méritos da Senhora Pobrezinha, a Senhora dos Anjos, a Casa da Misericórdia! E que, os que ali passassem fossem “um Oasis de Misericórdia” para todas as criaturas. Numa feliz coincidência estamos celebrando os 800 anos do Perdão de Assis, dentro do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, convocado por um outro Francisco, o Francisco de Roma, sucessor de Pedro, de Bento, de Honório III. É preciso Voltar a Assis, ao Cristo Pobre e mergulhados na Misericórdia, tornarmo-nos artífices da Misericórdia, num mundo em conflito, numa Igreja em conflito, em meio a pessoas em conflito. É preciso ser um “oásis de misericórdia”! Celebraremos ainda, o jubileu de ouro da criação da Conferência da Família Franciscana do Brasil, somos filhos do Concílio Vaticano II que nos incitou a retomar nossas origens. Nestes 50 anos quantas graças e bênçãos! Uma história da qual todos somos partícipes. A Conferência da Família Franciscana do Brasil, no desejo de voltar ao Espírito das Origens, deseja celebrar este evento cheio de graça e ternura, num grande encontro, o Capitulo das Esteiras. Por isso, venho convidá-los a preparar o coração, a mochila e tomar a estrada que nos leva à Casa da Mãe Aparecida, a Senhora Pobrezinha, a Senhora dos Anjos, ali será a nossa Porciúncula. Para esta grande celebração do Capitulo das Esteiras, convido a todos os Frades, Imãs Clarissas, Irmãs e Irmãos da TOR, a Ordem Franciscana Secular, os muitos e diversos Movimentos Francisclarianos, os simpatizantes de Francisco e Clara, juntem-se a nós e celebremos na alegria da fraternidade, este grande evento salvífico. Nos reuniremos em Aparecida nos dias 03 a 06 de agosto de 2017.
Concluo esta carta com as palavras do Papa Francisco, na Porciúncula, dia 04/08 passado:
“Queridos irmãos e irmãs, o perdão, de que São Francisco se fez «canal» aqui na Porciúncula, continua ainda a «gerar paraíso» depois de oito séculos. Neste Ano Santo da Misericórdia, torna-se ainda mais evidente como a estrada do perdão pode, verdadeiramente, renovar a Igreja e o mundo. Oferecer o testemunho da misericórdia, no mundo atual, é uma tarefa a que nenhum de nós pode subtrair-se. O mundo tem necessidade de perdão; demasiadas pessoas vivem fechadas no rancor e incubam ódio, porque são incapazes de perdão, arruinando a vida própria e a dos outros, em vez de encontrar a alegria da serenidade e da paz. Peçamos a São Francisco que interceda por nós, para que nunca renunciemos a ser sinais humildes de perdão e instrumentos de misericórdia.” Papa Francisco
Com fraternura,

Frei Éderson Queiroz
Presidente da Conferência da Família Franciscana do Brasil - CFFB

Faça sua inscrição:
FICHA DE INSCRIÇÃO - Capítulo das ESTEIRAS

Para mais informações, acesse o site da CFFB
SITE DA CFFB

Rayssa Bezerra 
Secretária Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: