Jufra

Maranhão

Sejam todos Bem-Vindos!
Paz e Bem!

XIII CORJUFRA ELETIVO REGIONAL NE A1

Entre os dias 22 e 24 de julho de 2016, aconteceu o XIII Congresso Eletivo do Regional Nordeste A1. O congresso aconteceu no CEFRAM (Centro Franciscano de Animação Missionária) em Bacabal-Maranhão. Como representação do secretário fraterno nacional, esteve presente a irmã Jéssica Lima, Secretária Nacional para a Área Nordeste A, para presidir o evento.
O Congresso teve como tema: “Jufristas a serviço do carisma”, o lema “Amar, servir e comprometer-se” e iluminação bíblica “eis-nos aqui.” (Lucas 1,38).
Espiritualidade e mística franciscana.
Na sexta (22), às 20h00m todos foram reconduzidos para a plenária, onde o Secretario Fraterno Regional, Clerisvaldo Costa, deu boas vindas aos presentes e todas as fraternidades foram apresentadas. Em seguida foi iniciado um momento de Espiritualidade e Mística Franciscana, conduzido por nosso assistente espiritual regional, Frei Gilberto Magno, OFM.
Mesa diretora.

Logo após, todos os jufristas foram para a plenária e o Secretario Fraterno Regional, Clerisvaldo Costa, apresentou a irmã Jéssica Lima, e esta chamou para compor uma mesa diretora a Irmã Iramar, Ministra Regional da OFS do Maranhão; Eduardo Mendes dos Santos, representante da CFFB regional Maranhão; Mayara Waléria Rocha Macêdo, Secretaria Fraterna local da fraternidade anfitriã, Fraternidade São Francisco das Chagas e o assistente espiritual regional, Frei Gilberto Magno – OFM. Depois da mesa se apresentar, houve a escolha da Equipe do Congresso para a realização das atividades.


A EQUIPE DO CONGRESSO ficou dividida:
Secretário do congresso: Glenylson Ribeiro;
Secretários de ata: Luis Eduardo Pereira e Thiago Silveira Alexandre;
Escrutinadores: Emanuelle Lima e Sandalene Braga;
Redatores: Syndy Maruthe e Daniel do Vale;
Cronometristas: Adailson Costa e Denísia Lima.

No sábado (23), as atividades iniciaram às 7h00m com a oração da manhã presidida pelo irmão, Secretário de AE, Glenylson Ribeiro.
Oração da manhã.
Oração da manhã.













Em seguida, tivemos a exposição do Tema: “JUFRISTAS A SERVIÇO DO CARISMA” pela irmã Mayara Ingrid - OFS, destacando 4 palavras chaves: Servir com alegria, Minorismo, Cuidado com a criação e Servir sem possuir.

Mayara Ingrid - OFS.
A irmã Mayara contou um pouco da sua história como testemunho de serviço e de amor, destacando sua falta de experiência no início da sua caminhada, mas estudou para se preparar e manter o compromisso com a Jufra Maranhão e com a Jufra do Brasil, quando esteve a serviço.
A apresentação do tema foi seguida por um testemunho da irmã Maria de Lourdes “Lourdinha” – OFS, que começou contando sua história na Jufra, com muita alegria. Ela pediu que aonde estiver uma JUFRA, que os jovens da fraternidade sejam sinais de alegria e testemunho de vida evangélica; A irmã Lourdinha contou os desafios de ter sido investigada pelo governo, por estar à frente de um movimento que levava os jovens a pensar diferente. Ela relatou que não devemos ter medo de testemunhar o carisma franciscano, por que desafios todos nós teremos, mas não devemos ter medo, por que Deus está junto e no final a verdade sempre aparecerá. Destacou que o franciscano não deve ter “cara de quaresma”, deve sempre estar com um sorriso no rosto e ser uma “igreja em saída”.

No final da manhã, os secretários distritais, respectivamente, João Malaquias, responsável pelo Distrito I, Thueslidan Silva, responsável pelo Distrito II, Clerisvaldo Costa que representou o Secretário para os Distritos III, IV E V, na ausência de um responsável e Rafael Carneiro, responsável pelo Distrito VI, apresentaram relatórios de suas atividades, expondo fotos de visitas fraternas e trabalhos feitos ao longo do triênio.
Thueslidan Silva, responsável pelo Distrito II.

Rafael Carneiro, responsável pelo Distrito VI.













O Secretário Fraterno Regional, Clerisvaldo Costa, falou dos eventos em que representou a JUFRA DO MARANHÃO, em vários lugares do país. Das visitas fraternas realizadas as fraternidades, que foram um dos primeiros projetos do SFR. Em seguida, apresentou alguns membros do SFR e seus respectivos serviços: Rayssa Bezerra, Comunicação; Glenylson Ribeiro, AE; Therliane Costa, DHJUPIC. A Animadora Fraterna Regional, Simone Oliveira tomou a palavra, e apresentou os seus trabalhos realizados: visitas fraternas, participação em eventos da JUFRA DO BRASIL, da OFS e etc. Encerrou agradecendo a todos pelo carinho e apoio. Logo após, o Secretário Fraterno de Finanças, Carlos Magno, iniciou a apresentação da prestação de contas, apresentando os valores gastos, débitos e saldos. E agradeceu aos “Benfeitores da JUFRA” que ajudaram o Regional.

Animadora Fraterna Regional, Simone Oliveira.
Secretário Fraterno de Finanças, Carlos Magno.











Na parte da tarde, tivemos o parecer do Conselho Fiscal, aprovando as contas do Secretariado Fraterno. Com a palavra, a irmã Jéssica Lima, explicou aos irmãos e irmãs como funcionaria o processo eletivo. Em seguida, houve a reunião por Distritos para indicações para o novo Secretariado Fraterno Regional, bem como as prioridades, moções, recomendações e resoluções para o triênio (2016-2019), dentro das indicações, houve um momento muito especial, pela primeira vez o Regional NE A1, iria indicar e eleger um/a irmão/ã para assumir o serviço de Formação.
Irmã Jéssica Lima.
Convocados votando.













E assim foram eleitos os seguintes irmãos e irmãs para servirem à JUFRA do Maranhão:
 • Secretário Fraterno Regional: Glenylson Ribeiro
• Secretária Regional para o I Distrito: Maiara Bulhão
• Secretário Regional para o II Distrito: Luanderson Oliveira
• Secretário Regional para o III Distrito: Daniel Henrique do Vale
• Secretária Regional para o IV/V Distrito: Clerisvaldo Costa
• Secretário Regional para o VI Distrito: Jeremias Andrade
• Secretária Regional de Formação: Daiane késsia
Quanto ao Conselho Fiscal, os eleitos titulares foram: Emanuelle Lima, Sandalene Braga e João Malaquias e os irmãos Clara Mariana, Gerson Araújo Ferraz e Luís Carlos Neto foram eleitos como suplentes. Os irmãos indicados para a Animação Fraterna foram: Thiago Silveira Alexandre (São Luís), Sandolini Braga (São Luís), Gilberto Carlos Paiva Martins (Barra do Corda), Simone Oliveira (Codó) e Mayara Ingrid (São Luís). Os irmãos indicados para o Colegiado da Assistência Espiritual foram: Frei Gilberto (Bacabal), Frei Rafael Hatila (São Luís) e irmã Marinalva/TOR (Bacabal).
Irmãos eleitos juntamente com o conselho fiscal.
 A noite, depois de todo o processo, como convívio fraterno, houve o show dos jufristas, onde as fraternidades se apresentaram em categorias como: dança, música, teatro, monólogo e leitura de poema. Logo após as apresentações a banda Arte Nova de Bom Lugar – MA fez a animação da noite.
Apresentadores: Therlianes Silva e Clerisvaldo Costa.
Show dos Jufristas - dança.
Show dos Jufristas - música.

Show dos Jufristas - teatro.
No Domingo, houve a missa de posse com os eleitos, celebrada por Frei Bernardo e concelebrada por Frei Gilberto e Frei João Paulo - OFM.

Missa celebrada por Frei Bernado.
Secretário Fraterno Regional, Glenylson Ribeiro e Frei Bernado.

Irmãos eleitos.

 Logo depois, tivemos um momento de escolha das prioridades do Regional, bem como moções, resoluções e recomendações do Congresso para o triênio 2016 - 2019. O encontro finalizou com o almoço e retorno dos irmãos para suas casas.
FOTO OFICIAL DO XIII CORJUFRA ELETIVO REGIONAL NE A1.
'' Que o Senhor inspire esse regional a fazer sempre o melhor pelo bem da Jufra do Maranhão, pois não há maior alegria do que servir os irmãos. São Francisco e Santa Clara de Assis intercedam por vocês. ''
Paz e bem!



Por Rayssa Bezerra Ramos.
Secretária Regional de Comunicação, Escrituração e Arquivo.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: